MESA SERTÃO
A inspiração que conecta à natureza, o porte escultural, a essência marcada por narrativas e simbologias. A estética original da Mesa Sertão invoca protagonismo no décor contemporâneo. O conceito espelha de modo estilizado o cacto palma enraizado no sertão do Nordeste brasileiro. A espécie iconográfica da paisagem regional é expressão de força e delicadeza.
A exuberância da planta resistente à aridez do solo e altas temperaturas está no caule cilíndrico, ramos ovalados e achatados e folhas adaptadas a espinhos. Beleza coroada pelas flores e frutos que transitam entre tons de amarelo e vermelho, colorindo com poesia o bioma caatinga. A organicidade do desenho é materializada em madeira certificada de jequitibá - maior árvore nativa da flora nacional. A estrutura vigorosa remete a um canteiro de palmas a céu aberto para ser cultivado através do tampo de vidro. Design vivaz com alma territorial e elos de pertença. Exclusividade do Estúdio Sérgio J. Matos para a Origin.
CADEIRA CORDEL
A inspiração vem da literatura de livrinhos populares estendidos em barbantes nas feiras livres do Nordeste. No conteúdo da linguagem coloquial – com rimas e métricas centradas na sátira, na história, no folclore e na realidade social – está ancorado na ilustração em xilogravura marcada por elementos de iconografia com a alma do Sertão. Traz à tona a estética contemporânea da Cadeira Cordel, equilibrando força e delicadeza.
A estrutura em madeira de jequitibá certificada valoriza a organicidade e dá protagonismo à caatinga. O bioma dominante simboliza resiliência e enfrenta os desafios de brotar e florescer em solos áridos. Os detalhes da peça destacam a composição paisagística ao ar livre. O assento circular é sustentado por cactos como manifestação de poder vital e o encosto em formato lunar irradia poesia. Memória e pertencimento em design que se curva à beleza.
POLTRONA CORDEL
O porte imponente, a forma voluptuosa, a matéria-prima nobre. De madeira jequitibá certificada e assento em couro, a Poltrona Cordel traduz a terra como porção de identidade. Explicita acolhida e morada; territorialidade e pertença; sentidos e sentimentos elaborados no Sertão que pulsa fora dos limites geográficos.
A forma robusta do estofado rememora na cor da pele macia os caminhos dos retirantes nas xilogravuras contemporâneas, coloridas pelos matizes vibrantes. O espaldar em meia lua sofistica o desenho que também acena para o traço do chapéu icônico de Lampião, o rei do cangaço. Entrelinhas de narrativas contidas no design que transpira regionalidade. Exclusividade para a Coleção Sertões com o selo sofisticado da Origin.